GESTÃO E GOVERNANÇA

Boas práticas cotidianas

Na Visão Prev, o respeito aos participantes e às patrocinadoras se materializa por meio de ações de monitoramento das atividades, controle de riscos, acompanhamento cadastral, certificação de dirigentes e transparência. A governança é exercida, assim, de forma plena e alinhada com os preceitos éticos e organizacionais que orientam as iniciativas da entidade.

 

Auditoria interna

Todos os anos, o planejamento da Auditoria Interna contempla temas importantes a serem acompanhados e que podem impactar a atuação da Visão Prev. Em 2019, a área mapeou riscos potenciais, identificando possíveis falhas, propondo aprimoramentos e auxiliando os responsáveis na execução das melhorias apontadas, a fim de proteger os investimentos dos participantes e a integridade das atividades. Entre os processos auditados, alguns destaques foram o Financeiro, a Comunicação, a Eleição para os Conselhos, as Concessões de Benefícios, a Contabilidade e a Previdência, sendo que todos os resultados foram compartilhados com a administração da entidade.

 

Auditoria externa

Em cumprimento à Resolução CNPC nº 8 e alterações posteriores, a Visão Prev mantém contrato de auditoria externa com a PwC – PricewaterhouseCoopers Brasil Ltda. para as Demonstrações Financeiras, que englobam Balanço Patrimonial, Demonstração da Mutação do Patrimônio Social e Demonstração do Plano de Gestão Administrativa e demonstrações individuais por plano de benefício, abrangendo a Demonstração do Ativo Líquido, Demonstração da Mutação do Ativo Líquido, Demonstração do Plano de Gestão Administrativa e Demonstração das Provisões Técnicas dos planos de benefícios para o exercício do ano anterior, bem como as correspondentes Notas Explicativas, incluindo o resumo das principais políticas contábeis. Os relatórios da auditoria externa são produzidos conforme as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis a entidades reguladas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

 

Recadastramento de beneficiários

De abril a junho, foi feito o recadastramento dos beneficiários dos participantes do plano Telefônica BD para assegurar o correto pagamento dos benefícios em caso de falecimento. A ação gerou maior compreensão das regras do plano e incentivou a atualização constante de dados junto à entidade. Todos os participantes receberam comunicado solicitando o preenchimento e envio do formulário, com retorno de 65,0%. Além disso, a Visão Prev inovou, mais uma vez, na realização da Prova de Vida anual (mais informações no item “Entidade Digital”).

 

Aproximação com os BPDs

Ao longo de 2019, a Visão Prev buscou contato – por telefone, e-mail, SMS, correspondência e WhatsApp – com cerca de 750 participantes que estão em Benefício Proporcional Diferido. A meta foi conscientizá-los sobre suas opções nos planos – como fazer aportes, alterar o perfil de investimentos ou até mesmo avisar da elegibilidade à aposentadoria.

 

Localização de participantes

Na mesma linha de conduta, a Visão Prev procurou localizar os participantes AOP (colaboradores que saíram da patrocinadora e não fizeram a opção por nenhum dos quatro institutos) com cadastro desatualizado. Foram encontradas 28 pessoas com saldo passível de resgate, das quais 64,3% efetivaram a opção. O propósito da ação foi informar os participantes sobre seu patrimônio na entidade e opções de procedimento, uma vez que, cinco anos após o desligamento da patrocinadora, se não houver manifestação, o saldo estará prescrito.

 

Qualidade monitorada

A área de Qualidade acompanha continuamente as respostas às solicitações feitas via Central de Atendimento para avaliar o serviço prestado. Em 2019, dos 6.800 casos analisados, 1.040 foram contatados após o atendimento (por tratarem de temas que exigiam atenção especial) para garantir seu encerramento com efetividade, gerando maior proximidade e confiança. No total, 98% dos casos foram esclarecidos e os outros 2,0% receberam novo atendimento via canais diferenciados.

 

Certificação de dirigentes

Todos os membros da Diretoria Executiva da Visão Prev são certificados e habilitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Além disso, os representantes eleitos e indicados que fazem parte de seus Conselhos Deliberativo e Fiscal também são certificados, visando assegurar a governança nos processos decisórios.

 

Verificação de vulnerabilidades

Em 2019, foi novamente promovido o “teste de intrusão” que avalia riscos de vulnerabilidade nos sistemas, internos e externos, na estrutura de rede de computadores da sede e de servidores no data center da Telefônica, buscando preservar as informações e a operacionalidade da Visão Prev. Assim como no ano anterior, os resultados atestaram a adequação dos investimentos em infraestrutura e equipamentos de rede, firewalls, servidores e estações de trabalho para proteger a entidade que atua de forma cada vez mais digital. O teste será retomado periodicamente.

 

Ouvidoria

Criada em setembro de 2014, a Ouvidoria da Visão Prev vem consolidando sua atuação no recebimento de reclamações, sugestões e críticas dos participantes. Em 2019, foram encaminhadas 13 demandas (menos 19,0% em relação a 2018) que, aos cuidados da Área de Qualidade, se transformaram em oportunidade de melhoria. O acesso à Ouvidoria é feito pela aba “Atendimento e Comunicação” do site da Visão Prev.

 

Canal de Denúncias

Esse canal foi aberto em 2014 para assegurar transparência total ao trabalho da Visão Prev e responder às melhores práticas de governança corporativa do setor e do Grupo Telefônica. O Canal de Denúncias está pronto para responder a queixas sobre desvios de conduta, comportamento antiético, fraudes ou corrupção, conforme estabelecido no Código de Conduta e Ética da Visão Prev (clique aqui para conhecer). Até 31 de dezembro de 2019, apenas um registro foi encaminhado e prontamente esclarecido junto ao autor. Vale ressaltar que o questionamento não era relacionado a nenhuma denúncia, desvio de conduta, fraude e corrupção. O canal está disponível na aba “Atendimento e Comunicação” do site da Visão Prev.


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