GESTÃO E GOVERNANÇA

Entidade digital

Nos últimos anos, a Visão Prev vem incorporando, de maneira marcante, a tecnologia em seus processos internos e no relacionamento com os participantes. Denominado de “Entidade Digital”, esse movimento abrange toda e qualquer iniciativa que possa ser simplificada, garantindo facilidades para os participantes, ganho de tempo, redução de custos e eliminação de atividades e procedimentos burocráticos que não agregam valor.

Muito já foi feito desde que esse desafio foi lançado às equipes. Mas como as inovações tecnológicas têm evolução constante, as premissas do “Entidade Digital” estão – e estarão – sempre presentes entre as diretrizes da Visão Prev.  Em 2019, novos projetos tornaram-se realidade, sobretudo no atendimento e na comunicação com os participantes, tornando a entidade ainda mais disponível em diferentes formatos e em todos os momentos.

WhatsApp para atendimento

Antes voltado apenas para o recebimento de documentos, o WhatsApp da Visão Prev – (11) 97270-0345 – tornou-se também uma ferramenta de atendimento, com acesso rápido e fácil à entidade (estima-se que 97,0% dos smartphones do país tenham o aplicativo). Em janeiro, o canal passou a ser usado para dúvidas, solicitações, simulações, consulta de saldos e extratos e esclarecimentos sobre temas como empréstimos, investimentos, benefícios e opções após o desligamento. Apesar da necessidade de alguns ajustes iniciais para adequar seu funcionamento ao padrão oferecido pela Visão Prev, o balanço do primeiro ano de utilização do WhatsApp foi muito positivo.

 

Site responsivo

O design responsivo, que se adéqua a qualquer tipo de tela (em tablets, celulares, laptops e desktops), e a navegação mais intuitiva e direta, com acesso mais ágil às informações, foram alguns dos atributos incorporados ao novo site da Visão Prev, tanto na área aberta quanto na fechada.

 

Novas funcionalidades no app

O aplicativo da Visão Prev ganhou novas funções, permitindo alterações cadastrais e a realização de Contribuições Esporádicas (para ativos e autopatrocinados) e Aportes (para assistidos e BPDs). Durante as eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal, o aplicativo pôde ser usado pelos participantes para a escolha de seus candidatos.

Reconhecimento facial

O recadastramento (Prova de Vida) de assistidos do plano Telefônica BD e aposentados por invalidez e pensionistas por morte dos demais planos passou a ser feito por meio de um aplicativo de reconhecimento facial, de modo mais simples e seguro. Totalmente digital, o processo eliminou a necessidade de envio de documentos ou formulários impressos, permitindo a prova de vida em poucos minutos.

 

Plataformas interligadas

Foi implantado, no segundo semestre de 2019, um novo módulo do OMNI (plataforma de CRM da Visão Prev) que unificou o controle e registro de comunicações com o participante em um só sistema, incluindo e-mail, SMS, WhatsApp, telefone e chat online. Todo o histórico de contatos está, assim, integrado em uma só plataforma, agilizando os atendimentos.

 

Digitalização de documentos

Durante o ano, a Visão Prev realizou um amplo trabalho de digitalização dos documentos em papel de seus participantes que ficavam armazenados em uma empresa de guarda de arquivos. A documentação digitalizada abrangeu, em sua maioria, formulários de participantes (de adesão, resgate, aposentadoria, informe de pagamento e alteração cadastral, entre outros) que foram separados por CPF e inseridos em um sistema (GED). Dessa forma, a busca de informações pode ser feita por CPF, número de matrícula ou nome dos participantes, facilitando o acesso aos dados e possibilitando ações de comunicação específicas por tipo de público. No total, 540.543 páginas e 133.214 processos foram digitalizados.


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