COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO

Informar para conscientizar

Os planos fechados de previdência complementar representam uma grande vantagem na programação financeira para a aposentadoria. Mas o assunto costuma ser visto como complexo ou distante, o que aumenta a responsabilidade do time de Comunicação e Relacionamento da Visão Prev de informar e sensibilizar os participantes a conhecer e usufruir corretamente os benefícios à sua disposição.

Como esses participantes têm características e comportamentos variados, a área utiliza canais, ferramentas e conteúdos diversificados para atingir cada grupo, em suas especificidades. Está também sempre em busca de soluções e opções mais ágeis e eficientes para se comunicar com o público da entidade, em todos os momentos. Confira as principais atividades desenvolvidas nesse sentido em 2019:

 

Site mais intuitivo

Em julho, foi lançado o novo site da Visão Prev, com as áreas aberta e restrita totalmente reformuladas, mais fáceis de navegar, responsivas a qualquer tipo de tela e alinhadas com a identidade visual da Visão Prev.  Em dezembro, o site alcançou a marca de 92,3% de satisfação (soma das notas de 7 a 10) na pesquisa anual feita pela entidade, ficando entre as dez maiores notas. No balanço do ano, a área fechada teve 292.494 acessos, com mais de 2,2 milhões de visualizações de páginas, e a área aberta recebeu 307.149 acessos e cerca de 481.059 visualizações. O campo de busca registrou 5.072 acessos, sendo que em 78,1% dos casos os usuários encontraram o que procuravam.

> Clique aqui para acessar o site

 

Mirante online

O informativo bimestral Mirante Visão Prev chegou à sua 82ª edição em dezembro de 2019. Ao longo dos anos, o Mirante alterou seu visual e formato (agora é online) para incorporar novos recursos gráficos e editoriais, divulgando centenas de artigos e entrevistas com diretores, conselheiros, participantes e especialistas em áreas relacionadas à preparação para a aposentadoria. Na Pesquisa de Satisfação 2019, a publicação alcançou o índice de 86,3% (soma das notas de 7 a 10) e teve, durante o ano, 31.816 visualizações de página. Através da ferramenta de avaliação de cada matéria (por meio de atribuição de estrelas), a média geral obtida foi de 4,76, em uma escala de 1 a 5.

> Clique aqui para acessar o Mirante online

 

Boletim de Investimentos

Em agosto, a Visão Prev lançou um novo formato de seu Boletim de Investimentos, enviado mensalmente aos participantes, com conteúdos específicos para cada perfil de investimentos, utilizando vídeos, gráficos e podcasts. Os participantes podem também acessar as informações dos demais perfis, com análises detalhadas dos mercados no período e um glossário explicativo.

> Clique aqui para assistir

 

Portal Visão Educa

A Visão Prev criou, em julho, uma nova área dentro de seu portal de educação financeira e previdenciária, o Visão Educa. Com o nome de “É bom ter visão”, seu público-alvo são os participantes que já possuem elegibilidade para se aposentar – ou seja, 50 anos de idade e cinco anos de empresa, mas os assuntos podem conscientizar pessoas de todas as idades para a preparação dessa etapa da vida. A área divulga novos conteúdos semanais focados em três eixos (motivacional, saúde e financeiro) e disponibiliza um treinamento exclusivo online para quem quer planejar bem sua aposentadoria. O portal Visão Educa recebeu 7.440 acessos em 2019.

> Clique aqui para acessar o portal

 

Aplicativo

Em 2019, foram feitas 5.950 instalações gratuitas do aplicativo da Visão Prev em aparelhos celulares, pela App Store ou pelo Google Play. Isso demonstra um incremento de mais de 220,0% em relação a 2018 e revela o resultado do empenho da entidade em incorporar novas funcionalidades ao app. As últimas inclusões foram as alterações cadastrais, a votação durante as eleições para os Conselhos e a realização de Contribuições Esporádicas. Tudo de maneira simples para facilitar a interação dos participantes com a entidade.

 

Mensagens por SMS ou e-mail

Também com o objetivo de agilizar o contato com os participantes para comunicados sobre seu plano ou iniciativas da Visão Prev, a utilização de SMS e e-mail tem sido reforçada. Em 2019, foram enviadas 752.019 mensagens via SMS e 1.293.872 e-mails, contando com o reforço de conteúdos veiculados nas demais ferramentas.

 

Palestras “Visão Mais Perto”

O auditório da sede da Visão Prev recebeu cerca de 290 pessoas para as quatro palestras do programa Visão Mais Perto com especialistas em aspectos financeiros e comportamentais. Em março, a apresentação foi do educador financeiro William Ribeiro (“Dinheiro com você!”), em junho, do empresário e consultor Rafael D’Andrea (“Reinventando-se depois dos 50 anos de idade”), em setembro, de Marcelo Audi, gestor e sócio-fundador da Cardinal Partners (“Finanças Comportamentais”), e, em dezembro, do coaching Dimas Moura (“Como se preparar para aproveitar a aposentadoria”). Após as apresentações, foram abertos Plantões de Dúvidas para os convidados, com a possibilidade de esclarecimento de questões específicas sobre os planos.

 

Facebook

O Facebook continua sendo uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros e, por isso, a Visão Prev usa sua página não apenas para divulgar informações, notícias, convites e campanhas, mas também para esclarecer dúvidas dos participantes via Messenger.

Além disso, a entidade aproveitou o Facebook, em 2019, para fazer três transmissões ao vivo que somaram mais de 2 mil visualizações. Em junho, no dia 18, com a palestra “Reinventando-se depois dos 50 anos de idade”, realizada pelo consultor Rafael D’Andrea no Visão Mais Perto, e no dia 28, com uma apresentação sobre investimentos. No dia 9 de outubro, Marcelo Pezzutto, presidente da entidade, falou sobre as eleições para representantes nos Conselhos. Ao longo do ano, a página da Visão Prev recebeu 1.846 curtidas.

> Clique aqui para acessar a página da Visão Prev no Facebook


rodape